
.png)

Tem dúvidas? Confira.
Blind – pontos computados ao jogador ausente numa rodada de um torneio ou campeonato. A FBBol considera a média do jogador nas ultimas 30 linhas menos 15 pontos. A FBBol só contabiliza o blind em torneios com Handicap.
Handicap (HC) – vantagem numérica utilizada para haver equilíbrio entre jogadores de níveis diferentes. A FBBol utiliza como HC 80% da diferença entre a média das últimas 30 linhas do atleta para 200. Exemplo, se nas últimas 30 linhas o atleta tem média de 160, seu HC é 32 (200 - 160 = 40. 80% de 40 = 32). Para quem não tem um histórico de linhas, o HC inicial é medido utilizando a média das linhas jogadas na primeira rodada da primeira competição. O HC é atualizado a cada nova rodada. Quem desejar calcular o HC de qualquer atleta, basta ir no site BolicheBahia.com e acessar os ultimos torneios jogados pegando a médias das últimas 30 linhas e realizando o cálculo descrito acima.
All Events – total geral da pontuação de todas as partidas disputada no evento. Geralmente é usado para classificar individualmente o atleta, utilizando a média de todas as partidas disputadas, independentemente das fases do evento (que podem ser individual, duplas, tercetos, quartetos, quintetos, sextetos ou times). A FBBol só valida o All Events dos atletas que completaram 75% das linhas da competição.
Pontuação pro Rank – A FBBol homologa as competições locais com mais de 16 linhas para valerem pro Ranking Baiano de Boliche. A pontuação utilizada pela federação para cada torneio é da seguinte forma: O ponto base de cada torneio é 5.000 pts e é dado para quem estiver na posição equivalente da quantidade de atletas entre os 12 melhores do Ranking Baiano na disputa desse torneio. Exemplo: Se em uma determinada competição 10 dos 12 melhores do ranking baiano estiverem participando, quem finalizar esse torneio na décima posição receberá 5.000 pontos pro Ranking. Os demais atletas receberão 5.000 pontos mais a diferença de sua média para a média do atleta do ponto base multiplicado por 100. Exemplo 1: O atleta do ponto base teve média de 165,00 e recebeu 5.000 pts. Outro atleta que ficou com média de 170,00 receberá 5.500 pts (5.000 + 100x(170,00-165,00). Exemplo 2: Outro atleta que obteve média de 150,00 receberá 3.500 pts (5.000 + 100x (150,00-165,00). O ponto mínimo que um atleta recebe em um torneio é 1.000 pts. Apenas os atletas que completarem 75% das linhas da competição recebem a pontuação pro seu Ranking.
Ranking Baiano – O Ranking Baiano de Boliche é composto pela soma das 5 maiores pontuações de cada atleta nos últimos 12 meses. Caso o atleta tenha participado em mais de 5 competições, as menores são descartadas valendo apenas a soma das 5 maiores. O Ranking Baiano é atualizado ao final de cada competição, e tem como principal objetivo identificar os melhores atletas da atualidade e definir a posição do ponto base para o torneio seguinte. Ao final do ano, o Ranking Baiano define quais os atletas serão convocados para representar o estado no Campeonato Brasileiro de Seleções.
Ranking do ano – Este Ranking computa apenas os torneios realizados no ano visando a convocação no final da temporada para o Campeonato Brasileiro de Seleções. Ele serve para que os atletas que almejam um lugar na seleção possam acompanhar seus rendimentos e o quanto precisam evoluir nos torneios seguintes para que eles atinjam seus objetivos. Ao final da temporada o Ranking do ano se iguala com o Ranking Baiano.